Oficinas Culturais Hilda Hilst e V Festival Hércules Florence

Postado por Thaiza sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Abriram inscrições para mais algumas oficinas culturais Hilda Hilst, em especial, diversos cursos de fotografia que fazem parte do V Festival Hércules Florence. Grátis!

FOTOGRAFIA

CURSO “ACONTECEU EM CENA .M”

Coordenação: Leandro Moraes
08, 15 e 22/10 – sábados – 14h às 17h
Público: estudantes e profissionais com conhecimento prévio em fotografia e programas de edição, a partir de 18 anos
Inscrições: 01/09 a 07/10
Seleção: primeiros inscritos
20 Vagas

Abordagem das linguagens fotografia, vídeo e áudio por meio da plataforma multimídia. A partir dos registros realizados durante a V Semana Hercules Florence a proposta visa incentivar os participantes a produzirem material voltado à divulgação pela internet. Está prevista a produção de documentários em campo, edição e projeção do material.

Leandro Moraes é graduado em Jornalismo pela UMESP. Dedica-se a documentar e produzir reportagens utilizando a linguagem multimídia. Foi repórter fotográfico – freelancer do Jornal Folha de São Paulo e Revista Época de São Paulo.

CURSO “DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO: MEIO AMBIENTE EM FOCO”

Coordenação: João Marcos Rosa
22 e 23/10 – sábado e domingo – 09h às 12h – 14h às 18h
Público: fotógrafos amadores ou profissionais, a partir de 18 anos (Comparecer com equipamento fotográfico profissional)

Inscrições: 01/09 a 13/10
Seleção: análise de portfólio digitalizado
15 Vagas

Abordagem sobre o documentário fotográfico do meio ambiente. A atividade tem por objetivo despertar novos olhares para a fotografia de natureza, levantando debate sobre os princípios básicos do documentário fotográfico ambiental. Está prevista a produção de um ensaio sobre o tema com visita ao Distrito de Souzas.

João Marcos Rosa é fotógrafo e jornalista, dedicado à documentação da natureza e cultura brasileira. Colaborador das revistas National Geographic (Brasil, Espanha, EUA e Alemanha), Horizonte Geográfico, Época, entre outras. Realiza documentações fotográficas para as organizações como Greenpeace e Birdlife. Autor do livro Harpia (Editora Nitro).

CURSO “PROCESSOS ANTIGOS: FOTOGRAFIA FEITA A PINCEL”

Coordenação: Achutti
20 a 22/10 – quinta-feira a sábado – 13h às 17h
Público: interessados, a partir de 16 anos (Comparecer com câmera digital)
Inscrições: 01/09 a 19/10
Seleção: primeiros inscritos
15 Vagas
Local: PUC Central – Rua Marechal Deodoro, n° 1099 – Centro – Campinas.

Abordagem teórica e prática de três técnicas de fotografia na era pré-industrial: Cianotipia, Marrom de Vandyke e Papel Salgado. Além de um apanhado sobre a história da fotografia, os participantes serão convidados a utilizar trabalhos autorais para aplicação destas técnicas e está prevista uma exposição.

Achutti é graduado em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela UFRGS e Doutor em Antropologia pela Universidade de Paris 7 Denis – Diderot. Professor e fotógrafo há 35 anos, se dedica ao curso de graduação em artes visuais da UFRGS, abordando técnicas fotográficas antigas de sensibilização de papéis de desenho.

CURSO “BRINCANDO COM A LUZ: A FOTOGRAFIA PINHOLE”

Coordenação: Miguel Chikaoka
20, 21 e 22/10 – quinta-feira a sábado – 9h às 12h e 14h às 17h
Público: educadores, artistas, fotógrafos, multiplicadores e demais interessados, a partir de 16 anos
Inscrições: 01/09 a 19/10
Seleção: primeiros inscritos
30 Vagas
Local: MIS – Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas
 
Abordagem sobre a origem e o fluxo das imagens e princípios básicos da fotografia. A atividade baseia-se na construção das câmeras obscura e pinhole, e revelação das imagens capturadas. O intuito é explorar a transdisciplinaridade do elemento luz e propiciar o desenvolvimento do senso crítico criativo e constituir alternativas pedagógicas para processos educativos.

Miguel Chikaoka é graduado em Engenharia Eletrotécnica pela UNICAMP e, no entanto optou pela fotografia. Reside em Belém desde 1980, onde idealizou a Associação Fotoativa (instituição referência no desenvolvimento da fotografia), sendo coordenador do Núcleo de Formação e Experimentação. Como fotógrafo-educador ministra oficinas e palestras no Brasil e exterior.

CURSO “FOTOGRAFIA DE BUSCA”

Coordenação: Pedro David
21 e 22/10 – sexta-feira e sábado – 10h às 13h e 14h às 18h
Público: fotógrafos amadores ou profissionais, a partir de 18 anos
Inscrições: 01/09 a 13/10
Seleção: carta de interesse e portfólio digitalizado
20 Vagas
Local: Ateliê Aberto – Rua Major Sólon, 911 – Cambuí – Campinas.

Abordagem sobre a fotografia contemporânea. A atividade será conduzida por análise de imagens e bate papo quanto às impressões a respeito das produções apresentadas - alguns dos trabalhos realizados pelo fotografo Pedro David, trabalhos de outros autores que abordam questões semelhantes e trabalhos autorais dos participantes.

Pedro David é graduado em Jornalismo pela PUC-Minas, com pós-graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignardi-UFMG. Fotógrafo autônomo desde 1997, publicou junto a outros fotógrafos o livro Paisagem Submersa (Cosac Naify), atualmente trabalha na série “Impureza”, focado na invasão do lixo na paisagem contemporânea.

CURSO “FOTOGRAFIA DE NU”

Coordenação: Kazuo Okubo
21 e 22/10 – sexta-feira e sábado – 9h às 12h e 14h às 18h
Público: fotógrafos amadores ou profissionais que saibam fotometrar, a partir de 18 anos (comparecer com câmera Reflex)
Inscrições: 01/09 a 19/10
Seleção: currículo e portfólio digitalizado com até 10 imagens
10 Vagas
Local: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829 – Jd. Guanabara – Campinas

Abordagem autoral de composição com o nu. Pretende despertar a percepção para a expressividade do corpo humano. A proposta é mostrar uma produção fotográfica diferente do usual, evidenciando uma naturalidade em relação ao corpo e ao nu.

Kazuo Okubo é profissional de fotografia publicitária. A partir de 2004 iniciou na produção de obras autorais, desenvolvendo trabalhos de composições com o nu, como as mostras “Paisagens” (2004), “De Todas As Formas” (2007) e “Eu Te Amo” (2011). Em 2009, abriu a primeira galeria de arte especializada em fotografia de Brasília, “A Casa da Luz Vermelha”.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

Coordenação: Lívia Perez de Paula
29/09 a 03/11 – quintas-feiras – 14h às 18h
Público: estudantes e interessados em produção audiovisual, com idade entre 13 e 18 anos (desejável ter câmera fotográfica ou celular com filmadora)
Inscrições: 08/08 a 21/09
Seleção: carta de interesse
20 Vagas

Abordagem de todas as etapas de um documentário e produção de um vídeo curta-metragem documental. No intuito de estimular a produção independente, as filmagens serão realizadas com celular ou câmera fotográfica e o trabalho final poderá ser divulgado via internet.

Lívia Perez de Paula é graduada em Midialogia pela UNICAMP, cursou Cinema e Audiovisual da Univ. de Paris III – Sorbonne Nouvelle, pós graduanda na ECA-USP. Produtora de vídeo e Sócio-Diretora da Doctela – Mídia e Comunicação. Ministrou oficinas de audiovisual em diversos projetos, como o “Projeto Rondon”.

- Atividades com seleção por Currículo e Carta de Interesse ou análise de portfólio, favor encaminhar para: campinas@oficinasculturais.org.br com as seguintes informações:
Título do e-mail: Inscrição + nome da atividade.
- Atividades com seleção Primeiros Inscritos serão feitas apenas pessoalmente.

As atividades que não constam endereço, serão realizadas na sede:
Oficina Cultural Hilda Hilst
Rua Ferreira Penteado, 1.203 – Cambuí
Campinas/SP  

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora