[Cinema Casa do Lago] Wim Wenders + Tarkovski

Postado por Thaiza domingo, 22 de abril de 2012

‎"Temos muito de muitas coisas hoje em dia. E a única coisa que não temos é tempo. Se você tem muito de tudo você fica insensível. A abundância de imagens hoje em dia significa que, basicamente nós não somos capazes de prestar atenção. Histórias tem que ser fantásticas para nos tocar hoje em dia, porque histórias simples, nós não conseguimos mais vê-las." (Wim Wenders)


Essa semana tem Wim Wenders! Sou adoradora assumida do cineasta, prefiro não rasgar seda em elogios a la tiete, mas recomendo sempre! Tem também Tarkovski e uma sessão especial às 10h da manhã. Confira a programação completa da Casa do LagoDe segunda a sexta-feira, sessão sempre às 16h e 19h. Grátis!

23/04 (seg): Paris, Texas (Wim Wenders, 1984, Fra/Ale, 147’)
Um homem (Harry Dean Stanton) é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt (Dean Stockwell), que é casado com Anne (Aurore Clément). Com eles vive também Alex (Hunter Carson), filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.
                 
24/04 (ter) Sessão Especial às 10h: Entre os Muros da Prisão (Christian Faure, França, 2008, 95’)
Yves Treguier é um órfão de 14 anos na França dos anos 30 que já passou por várias casas de correção durante a infância. Assim que ele se vê em uma dessas "escolas", prédios austeros cercados por altos muros, Yves, o rei da fuga e terno sonhador, tem apenas uma idéia em sua mente: fugir para o porto e pegar um navio para Nova York.

24/04 (ter): Solaris (Andrei Tarkovsky, 1972, União Soviética, 165’)
Solaris é um planeta distante, que vem  sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin - conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes - é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.

25/4 (qua): Medo e Obsessão (Wim Wenders, 2003, Eua/Ale, 123’)
Paul (John Diehl) é um veterano de guerra, que depois do 11 de setembro entra numa paranóia patriótica e xenófoba, se transformando num pseudo-agente. Obcecado pela necessidade de identificar os inimigos, ele vigia as ruas da cidade de Los Angeles em busca de ameaças árabes terroristas. Seu oposto é a sobrinha Lana (Michelle Williams), uma jovem que há 10 anos ajuda em missões humanitárias e, por isso, possui uma visão de mundo completamente diferente da dele. Quando testemunham o assassinato de um sem-teto paquistanês, eles decidem investigar o caso juntos.
                                  
26/4 (qui): Estrela Solitária (Wim Wenders, 2005, Ale/Eua, 122’)
Howard Spence (Sam Shepard) já teve dias melhores: antes um protagonista dos westerns, agora ele só consegue papéis secundários e leva uma vida autocentrada, afogado em álcool, drogas e jovens mulheres. Até que um dia sua mãe revela que ele tem um filho (ou filha, não se sabe ao certo) desconhecido. Howard vê nisso uma razão para remontar ao passado e, a partir daí, conviver melhor com o presente. No seu caminho estarão um velho caso de amor, um jovem casal, uma estranha e desconhecida garota e até mesmo um "caçador de recompensas" enviado pelo estúdio de cinema que ele abandonou no meio de uma filmagem.
                 
27/4 (sex): O Hotel de um Milhão de Dólares (Wim Wenders, 2000, EUA, 122’)
O filho de um bilionário morre num hotel decadente e um agente federal (Mel Gibson) chega para virar do avesso as vidas dos hóspedes, no intuito de descobrir se a morte foi suicídio ou assassinato.

Mais sobre o olhar do cineasta, espie o depoimento para o filme Janela da Alma:
                 

Casa Do Lago -Rua Érico Veríssimo, 1011 - Unicamp, Barão Geraldo

0 opinaram

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora