[Dança] 25 anos de Urucungos

Postado por Tel quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O grupo Urucungus, Puitas e Quijêngues comemora 25 anos com um cortejo de maracatu. A comemoração acontece no dia 10 de fevereiro, a partir das 15hs. O grupo tem como sede uma casa no Bonfim e realiza inúmeras atividades de preservação da cultura brasileira através de música e dança. Mais sobre o grupo:

"Como organização social de caráter cultural, o Urucungos foi fundado em 1988 na Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP), através de um curso de extensão, ministrada pela pesquisadora, folclorista e artista plástica Raquel Trindade que o batizou de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quijêngues (Tambor), instrumentos musicais africanos proveniente de Angola e muito difundido no Brasil. O grupo tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira de acordo como elas são manifestadas nas suas origens e apresentada ao público em forma de arte. O grupo na atualidade preserva um legado de expressões afrobrasileiras como o bumba-meu-boi de Pernambuco, samba de bumbo campineiro, maracatu de Recife, coco de Alagoas, jongo mineiro e jongo fluminense." (do site do grupo).

1 Responses to [Dança] 25 anos de Urucungos

  1. Unknown comentou:
  2. Locação de som em Campinas e Região
    http://sonorizacaocampinas.blogspot.com.br

     

Postar um comentário


Siga o CultCPS!


          RSS    

Últimas do Twitter


Últimos comentários


Tetê-a-Tetê Digital!

Crítica, sugestões, pitacos, imprensa, colaborações, dicas culturais, releases e afins, nos contate pelo e-mail cultcps@gmail.com

Arquivo do blog

Visitando agora